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EMPODERAMENTO



No eixo 7 reencontrei o texto de Giroux, que coloca que “Alfabetização e a pedagogia do empowerment político”, destacando a necessidade de que educadores entendam a politização da alfabetização como prática que se contrapõe à forças ideológicas de dominação. Desta forma a alfabetização deve ser vista como a construção de uma sociedade que carrega em si a bagagem histórica dos sujeitos, por tanto, deve ter em sua estrutura um projeto com princípios éticos e políticos capazes de favorecer o pensamento crítico, a autonomia e à liberdade do homem. Com isto, a alfabetização deve ser encarada como um instrumento de transformação social onde os diferentes sujeitos, independente de suas classes sociais, são peças chaves na busca de uma emancipação social e cultural.

Ao reler o texto, encontro eco nas palavras de Giroux quando penso nas questões da inclusão de tecnologias na escola pública, foco central de meu TCC. O analfabetismo digital também é uma questão ideológica. Pois, que interesses políticos teriam nossos governantes para que toda a sociedade tivessem acesso as tecnologias, e com isto acesso a toda espécie de conhecimento? Será que isto não significaria “emponderamento”?

Claro que sim... As tecnologias são instrumentos capazes de aproximar distâncias, democratizar informações, e gerar conhecimentos, e numa sociedade capitalista, conhecimento É PODER!!!!

Para contrapor esta ideologia Moran (2007) nos aponta que: “A sociedade precisa ter como projeto político a procura de formas de diminuir a distância que separa os que podem e os que não podem pagar pelo acesso a informação. As escolas públicas e as comunidades carentes precisam ter este acesso garantido para não ficarem condenadas a segregação definitiva, ao analfabetismo tecnológico, ao ensino de quinta classe. (MORAN, 2007, p. 51)

Com isto, nós educadores e a escola pública, temos um grande desafio pela frente, buscar a inclusão digital daqueles que historicamente estão fadados a exclusão! Os mais pobres!!!

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