Pages

FREIRE, PURA INSPIRAÇÃO

Voltando a interdisciplina de Didática... Tive o prazer de encontrar novamente Paulo Freire, falando de algo ao qual acredito... Uma proposta voltada a realidade do educando. Com isto o uso dos Temas Geradores é premente.

Com estes, Paulo Freire nos trás algo que me encanta, a DIALOGICIDADE. o interagir para conhecer, o trocar para qualificar, o abrir-se para compor nossa mais pura visão de mundo. Quando pensamos neste convite que Paulo Freire nos faz ao diálogo, vemos que hoje, infelizmente, nós educadores ainda estamos distantes do aluno, de suas famílias, e estes consequentemente, estão longe de nós também.

As práticas pedagógicas que emergem dos temas geradores, aproximam, significam e dão um novo cunho ao conhecimento. É o aprender para transformar.

Minha escola tem em sua proposta pedagógica o seu vértice no Tema Gerador, com ele efetivamente conhecemos nossos alunos e suas famílias, pois quando realizamos uma pesquisa sócio-antropológica e vamos até onde nossos alunos moram, vamos conhecendo o seu espaço e podemos ir construindo um currículo que seja capaz de ir ao encontro de seus desejos, de seus sonhos e de suas utopias.

Sou uma grande apaixonada pelo que faço e muito disto devo a Paulo Freire que me mostrou a beleza de nossa profissão e a força que temos nas mãos para mudança!

1 Response to "FREIRE, PURA INSPIRAÇÃO"

  1. Neila says:
    25 de novembro de 2010 às 13:57

    Olá Patrícia!

    Como deve ter visto em minha postagem anterior, estou com muita dificuldade, nesta reta final, de parar a produção do TCC para postar no blog.
    Por isto, não consegui postar minha rflexão no final da semana passada. Por esta razão estou colocando hoje.

    Espero que compreendas, pois já passaste por isto.

    Obrigada
    Neila