Pages

O PRAZER DE APRENDER !

Na interdisciplina de Educação de Jovens e Adultos, mais precisamente no texto de Marta Kohl de Oliveira, “Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem”, a autora nos convida a pensar sobre a necessidade do educador compreender o perfil de sua turma, seus desejos, expectativas, seus interesses, para assim proporcionar momentos reais de interações e de aprendizagens que sejam significativas para estes sujeitos.

Este conhecer ao qual a autora se refere, não deve ser atrelado apenas aos alunos da EJA, pois este desejo em aprender, um ambiente acolhedor e motivador de aprendizagens devem, a meu ver, ser um requisito fundamental para todo e qualquer espaço escolar... É certo que a escola, ao longo do tempo, não se preparou para receber adultos, está voltada mais especificamente para o universo infantil, mas deve sem sombra de dúvida preparar-se para receber a todos, devendo ir ao encontro de uma proposta de currículo e a uma escola diferenciada, que venha a atender as exigências destas demandas, numa perspectiva de visibilidade a todos!

Vimos que através de Paulo Freire surgiu um novo olhar para a alfabetização de jovens e adultos, mas entendo que não apenas para esta modalidade de ensino, mas para a educação como um todo. Freire trouxe a tona a necessidade de inovar, de desenvolver práticas pedagógicas capazes de atrair, de motivar, de impulsionar para aprendizagens significativas e para o exercício da reflexão dos educandos. E foi nesta perspectiva de um fazer novo que retratei em meu TCC uma vivência de inovação tecnológica, que foi capaz de mudar uma vida e uma escola.

1 Response to "O PRAZER DE APRENDER !"

  1. Patrícia_Tutora PEAD says:
    16 de novembro de 2010 às 09:10

    Neila querida, com certeza! Aprender tem que ser gostoso! Sempre! =)
    Abraços