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POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO, ELAS EXISTEM?

Escrevendo meu TCC deparei-me com algumas questões:

Existem políticas públicas capazes de dar conta da inclusão tecnológica nas escolas públicas?

A esta pergunta diria, a grosso modo, um sono NÃÃÃÃOOOOO!!!

Mas ao pesquisar sobre o assunto descobri algo que me deixou surpresa e incomodada...

Vi que existe um grande número de projetos e programas que tem como objetivo levar a tecnologia não só para dentro das escolas, mas para dentro das comunidades. É um democratizar o acesso a informação e ao conhecimento utilizando para isto a tecnologia... Só que de fato isto NÃO ACONTECE!!!!

Hoje o que vemos é que estas políticas públicas são superficiais, e não atendem a maioria das escolas... Uma pequena partes são contempladas, e a grande maioria conta com a benevolência de empresas, ONGs, parceiros, enfim, da sociedade civil que apóiam as escolas, já que o Estado não consegue atendê-la, e não a tem como prioridade...

E foi com esta reflexão que voltei ao eixo V, na interdisciplina de Organização e Gestão da educação e encontrei o texto de Peroni, POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO, que nos aponta que em função da crise do capitalismo, hoje apesar de termos alguns avanços, entre eles, a garantia do “direito à educação, como parte dos direitos sociais, pela democratização da sociedade e a gestão democrática da educação”, vemos que estes direitos se configuram em uma conquista, mas de fato existe uma dificuldade imensa de implementá-los. Visto que muitos só se dão no papel...

Outra questão é quanto à qualidade na educação vemos uma inversão de valores e propósitos, pois o Estado ao invés de construir políticas públicas que garantam a qualificação da educação no País, e aqui entendemos como investimentos, valorização do magistério, estruturação de escolas..., tenta induzir a qualidade a partir de uma avaliação institucional!!! Numa tentativa de encontrar culpados pelo fracasso escolar, colocando nas costas do professor e da escola o peso desta alegação, e em contra partida se exime da responsabilidade enquanto órgão mantenedor do sistema público de ensino.

Segundo Peroni para mudar esta premissa é preciso haver participação, ou seja, “Muito a sociedade lutou para garantir a gestão democrática como princípio constitucional, mas implanta-la é um longo processo que requer diálogo e participação coletiva de todos os envolvidos: pais, alunos, professores, direção colegiada, enfim, a sociedade como um todo, já que os rumos da educação transcendem a um governo, são decisões de Estado, em todas as suas instâncias – escola, conselhos de educação, secretarias municipais e estaduais, Ministério da Educação”.

Portanto, devemos lutar para que os rumos da educação passem pela via dos seus principais atores, a própria sociedade, e não ser regulada por interesses políticos ou particulares na busca de fazer da escola fonte de alienação, acomodação e perpetuação de poder.

1 Response to "POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO, ELAS EXISTEM?"

  1. Patrícia_Tutora PEAD says:
    13 de outubro de 2010 às 05:07

    Pois é Neila, teoria é uma coisa, prática é outra... o que está no papel nem sempre acontece! Muito boa sua reflexão, é importante ter essa visão crítica das coisas...

    Abs