Pages

AINDA SOBRE GESTÃO...

Quando ao volta a interdisciplina de Organização e Gestão Educacional, encontrei no texto “O DIREITO À EDUCAÇÃO: Um campo de atuação do gestor educacional na escola, de Carlos Roberto Jamil Cury, uma harmonia com as ideias de Fullan & Hargreaves, os quais usei como aporte teórico em meu TCC.

Cury, coloca na figura do gestor a responsabilidade de liderar seu corpo docente ruma a concretização do Projeto Político Pedagógico, dentro de uma perspectiva de garantia de um padrão de qualidade a qual deve estar impregnada a educação. Com isto ressalta que esta tão falada qualidade passa por princípios fundamentados na gestão democrática na escola, devendo estar pautada no diálogo e na participação de toda comunidade escolar.

Segundo Fullan & Hargreaves (2000), os professores e diretores são personagens decisivos no processo de mudança da profissão de educador. Coloca que estes são responsáveis por uma maior qualidade na educação, uma vez que são sujeitos capazes de impulsionar mudança e transformar o espaço escolar. É certo que isto não isenta a responsabilidade de outros sujeitos envolvidos, como os políticos, administradores do sistema, membros da comunidade, entre outros. Para isto, destacam a necessidade da escolar estar mais aberta e flexível, e que venha a desenvolver uma cultura mais humana e paritária, onde todos sejam co-responsáveis pela escola.

Para estes, hoje não é comum encontrar escolas que são possíveis chamá-las de “organizações aprendentes”, locais que primam pela realização e interesses para alunos e professores, mas ressaltam que diretores e professores podem mudar esta situação. Com uma postura renovada de liderança positiva, educadores e dirigentes podem demarcar um novo perfil institucional, e com isto transformar este espaço em lugar de aprendizagens e desenvolvimento para todos (professores, alunos, funcionários, direção, entre outros). A escola passaria a constituir-se em um local onde o coletivo se sobreponha ao individualismo, desenvolvendo com isto, o que chamou de “profissionalismo interativo”, que se caracteriza por professores em grupo desenvolvendo uma atitude colaborativa e cooperativa, de auxílio, comprometidos com o aperfeiçoamento da escola, dentro de uma cultura de diálogo, troca e avaliação constante.

Este é sem dúvida o propósito ao qual queremos alcançar dentro de nossas escolas... Onde a escola seja um espaço onde o prazer de ensinar e de aprender esteja presente em todos os momentos e em todas as relações...

5 Response to "AINDA SOBRE GESTÃO..."

  1. Michele says:
    26 de outubro de 2010 às 05:13

    Olá Patrícia!!!

    Estou com alguns problemas com meu PC. Fiz a postagem, mas não estou conseguindo abrí-la, e por isto ainda não consegui postar aqui... Caso não consiga resolver, terei que refazê-la.
    Peço que aguarde... Vou resolver o mais breve possível.
    Grata pela compreensão.
    Abraços Neila

  2. Neila says:
    26 de outubro de 2010 às 05:16

    Patrícia!!!

    Estou fazendo este comentário do Pc da escola, por isto vi que ficou o nome de Michele... Mas acredite....Sou eu, a Neila...
    (risos)
    Um forte abraço fraterno
    Neila

  3. Patrícia_Tutora PEAD says:
    26 de outubro de 2010 às 15:52

    Ok! Sem problemas!

    Abraços

  4. Neila says:
    28 de outubro de 2010 às 16:24

    Olá Patrícia!!!

    Tive que refazer minha postagem... Mas está ai...Desculpe o atraso, estas tecnologias apesar de maravilhosas, as vezes nos deixam em "maus lençois".

    Obrigada pela compreensão
    Um forte abraço fraterno
    Neila

  5. Patrícia_Tutora PEAD says:
    5 de novembro de 2010 às 10:21

    Sem problemas,essas coisas acontecem!