Pages

REGISTRAR É PRECISO?



Tenho refletido muito sobre o que venho escrevendo, percebendo, observando... Do que eu e meus alunos estamos vivendo... E isto tem me levado a perceber a importância do registro diário, (coisa que não encontrava sentido anteriormente).
Hoje o vejo como um instrumento poderoso de reflexão sobre a práxis. Quando lia em Paulo Freire, onde colocava a necessidade constante do educador refletir sobre seu fazer, percebo que para mim, em especial, o pensar apenas não basta para mudar meu fazer, tenho encontrado no ato de escrever uma ferramenta singular propulsora de mudança, geradora de um novo olhar, e espero que de uma nova prática enquanto educadora.

Neste sentido encontro nas palavras de Madalena Freire (1983) esta afirmação, quando diz:
“O diário torna-se importante instrumento de reflexão constante da prática do professor. Através dessa reflexão diária ele avalia e planeja sua prática. É também importante documento, onde o vivido é registrado, com a colaboração dos alunos. Neste sentido, educador e educando, juntos, repensam sua prática”.
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/didatica/unidade2/planejar/planejamento_unidade2.pdf

Estas reflexões vem ganhando sentido e me fazendo sentir muito mais próximas a meus alunos, pois tenho conseguido olhar para cada um e perceber seus interesses, suas maneiras de agirem, suas necessidades, e com isto, através da intencionalidade que permeia o planejamento auxilia-los em seu desenvolvimento e em suas descobertas.

1 Response to "REGISTRAR É PRECISO?"

  1. Patrícia_Tutora PEAD says:
    18 de maio de 2010 às 12:37

    Excelente postagem Neila, trouxeste teoria com prática, portanto não é necessário que refaças na semana que vem, certo?

    Abraços