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BRINCAR... É COISA SÉRIA!

Analisando o dia –a -dia de sala de aula, percebe-se que um dos momentos importantes e significativas de nossa rotina, se constitui dos espaços das brincadeiras livres, onde as crianças vão chegando a sala de aula e pegando os jogos ou brinquedos do armário, escolhendo conforme seus interesses e desejos.
Entendo estes como momentos riquíssimos de desenvolvimento da criança como ser social e individual. Nestas situações de brinquedo, vejo que elas expressam seus sentimentos, medos, e fantasias acerca de suas vivências e de sua visão de mundo. Ao observar as crianças brincando podemos ver claramente o que experimentam em suas vidas. Como por exemplo quando uma das crianças em sua brincadeira com uma colega, monta uma casinha com as cadeiras e passa a relatar sobre seu “marido”, o assunto tratava de beijos na boca, de abraços, e filho. Soube que está vivenciando em casa uma situação nova. Sua irmã mais velha (17 anos) que cuidava dos irmãos, está grávida e vivendo com o namorado. Vejo que o brincar além de construir conhecimento, ajuda na elaboração de conflitos e situações mal resolvidas. Outra perspectiva do brincar é sobre a questão social. Quando brinca com o outro, a criança está estabelecendo uma relação de colaboração, de troca. Durante a brincadeira livre, meus alunos costumam escolher jogos, e durante estes momentos, inicialmente via as crianças brincando individualmente, com quebra-cabeças, jogos de encaixe, blocos lógicos, alfabeto, entre outros. Mesmo que pedissem ajuda para o colega, este não interagia. Hoje percebo uma certa mudança, algumas crianças já conseguem dividir os materiais (legos) para construírem carros e foguetes, e posteriormente brincarem juntos. As meninas, quando pegam brinquedos, vão logo brincar de casinha em duplas ou em trios, dividindo batons, e bonecas. Mas ainda nos jogos, só dividem o material com os colegas, mas não estabelecem uma parceria de cooperação no jogo propriamente.
Assim, durante o ato de brincar a criança desenvolve, dentre vários aspectos, a criatividade, o pensamento, a afetividade e seu mundo social. Como diz Lima (2001: 25) “ Muitas das descobertas sobre o mundo que a cerca, a criança faz enquanto brinca. Sozinha, com um amigo ou um vizinho, com outras crianças em grupo pequenos ou mais numerosos, brincar é para a criança a possibilidade de ampliar suas experiências”.

1 Response to "BRINCAR... É COISA SÉRIA!"

  1. Patrícia_Tutora PEAD says:
    26 de maio de 2010 às 16:01

    Neila,
    Brincar é uma parte fundamental da aprendizagem e do desenvolvimento nos primeiros anos de vida. As crianças brincam instintivamente e, portanto, os adultos deveriam aproveitar essa inclinação natural.
    Quando uma criança está brincando, ela não está apenas se divertindo, ela está recriando e interpretando o mundo em que vive, se relacionando com este mundo. Por esses e por outros motivos que você já trouxe é muito importante ter a brincadeira no planejamento escolar!

    Abraços