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*PENSANDO E RE PENSANDO A AUTONOMIA*...



Ao ler o texto APRENDER COM OS OUTROS OU O ESTATUTO DO OUTRO NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, deparei-me com algo que muito me intriga. A questão da construção da AUTONOMIA. Piaget fala que para chegar num estado autônomo a criança passa pela anomia (onde o sentido moral ainda não está definido, as regras são seguidas guiadas pelo hábito ou dever) passando para heteronomia (as regras não são construídas, mas impostas) para no final chegar na tão falada autonomia.

Mas o que vem a ser AUTONOMIA?
Com base em Piaget, resumidamente, a autonomia é o último estágio do desenvolvimento moral da criança, neste as regras são compreendidas e aceitas, uma vez que a criança passa a entendê-las como construção coletiva, conseguindo vislumbrar sua atuação neste processo.

Ao pensar sobre isto, vemos durante todo este processo a importância da convivência com o outro. No primeiro, anomia, o outro se apresenta como um modelo a ser seguido; no segundo, a heteronomia, alguém que dita as regras (imutáveis) que devem ser seguidas, e por fim, a autonomia, o outro se apresenta como partícipe de uma construção, onde as regras podem ser mudadas, mas deve estar embasadas no coletivo, no sentido de colaboração, de justo, de verdadeiro, mas para isto, é imprescindível que o sujeito precise sair de si mesmo e colocar-se no lugar do outro....
O que penso sobre isto enquanto educadora....

Esta caminhada rumo a construção da autonomia não é uma tarefa fácil, pois requer tempo e amadurecimento. Mas também creio que deva ter uma intencionalidade por parte dos educadores, pois tal como me referi, este processo de aquisição é uma construção, e por tanto, deve ser paulatinamente trabalhada. Se a criança não sentir um ambiente propício para a troca, para o diálogo... Dificilmente chegará a ser um sujeito que pense e aja por si só!

Sendo assim, penso que é preciso instigar as crianças a pensar, dar sua opinião, argumentar, compreender as regras e a cada etapa, através de sua reflexão/ação, ir reescrevendo o que está posto, com responsabilidade e justiça.

1 Response to "*PENSANDO E RE PENSANDO A AUTONOMIA*..."

  1. Patrícia_Tutora PEAD says:
    15 de setembro de 2009 às 11:19

    Neila realmente esta caminhada rumo a construção da autonomia não é uma tarefa fácil, pois requer tempo e amadurecimento. O que você como educadora vem fazendo para promover a autonomia em seus alunos? Cite alguns exemplos...