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LETRAMENTO EM QUESTÃO...


Ao ler o texto, Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola, de KLEIMAN, dentro da Interdisciplina de Linguagem e Educação, várias reflexões sobre a Escola, se faz necessário.

A Escola hoje se apresenta, como uma importante agência de letramento, que deve ter em seu compromisso a transformação social. Mas o que vemos hoje é uma Escola distanciada deste compromisso, voltada muitas vezes apenas para o letramento escolar, mas para apenas uma face do letramento, a alfabetização, com o foco na aquisição do código alfabético, em detrimento, do sentido do letramento como prática social, ao qual a apropriação da escrita está comprometida com o desenvolvimento de uma visão crítica da realidade e de um resgate da cidadania destes grupos. O que vemos nas Escolas, é realmente um modelo autônomo de letramento que entende este processo de aquisição da escrita como algo neutro, sem implicações sociais, políticas e econômicas. A Escola trabalhando numa lógica voltada para capacitar sujeitos para interpretar, ler e escrever textos sem vínculos com a realidade a que pertencem, e por tanto, não empenhada com o pensamento crítico, com a autonomia dos sujeitos, e por consguinte, com a transformação social.

Vejo que a forma quase que automática de alfabetizar, o desejo dos educadores de fazer com que os alunos aprendam o código alfabético, distancia sobremaneira do real sentido do letramento como instrumento de formação crítica dos sujeitos, pois a forma com que está sendo usado, só reforça a manutenção dos valores desta sociedade.

O letramento não é neutro como pensávamos, tem um cunho ideológico muito forte, e por isso a Escola precisa e deve estar ciente desta influência, e lutar para contrapor as forças alienantes que está intrínsecas nestas práticas já historicamente “naturalizadas”. E para isto penso que o caminho é valorizar a realidade do aluno, como fonte inspiradora da aquisição deste tão importante código, que ao meu ver tem sentido de libertação!!!

Para encerrar trago uma frase de Emília Ferreiro, que nos faz pensar exatamente no sentido da escrita, onde diz: “A escrita é importante na escola, porque é importante fora dela e não o contrário”.

Creio que isto não nos deixa dúvidas...

1 Response to "LETRAMENTO EM QUESTÃO..."

  1. Patrícia_Tutora PEAD says:
    22 de setembro de 2009 às 06:49

    Olá Neila, nessa postagem expressas as tuas reflexões sobre Letramento. Como procuras trabalhar esses aspectos com os teus alunos? O que as leituras feitas nessa interdisciplina te levaram a pensar sobre a tua forma de trabalhar com a linguagem em sala de aula? Abraços