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*APRENDIZAGEM AMOROSA*

Maturana é apaixonante!!!
Ele fala de sensibilidade, de respeito, de construção de relações amorosas, numa interação com o outro ao qual influencia e sofre influência...Tudo isto dentro do universo escolar! É maravilhoso mesmo pensar as relações de aprendizagens banhadas nesta perspectiva..
Mas ao olhar para a Escola hoje, sinto um pouco de tristeza...
Não vemos mais sorrisos, alegria, respeito... Vemos correria, gritos, agressões, estas não precisam ser físicas, mas verbais ou até de expressões corporais de aversão ao outro.
E esta é a realidade oposta a que Maturana fala. De um universo de aprendizagens amorosas... Nossa, quanta diferença!!!! Percebemos muitos alunos envoltos em medo, em desmotivação, em rebeldia...E então me pego a pensar o que Maturana fala sobre a aprendizagem e o acoplamento estrutural. Onde as relações de interação farão toda a diferença, pois o aprender é mais do que captar algo externo, é estar em interação, numa sintonia de troca, onde um se funde ao outro, e com isto, cada um passa a carregar em si um pouco um do outro , o que Michel Serres chama de outramento. Onde a aprendizagem não se dá por determinação do meio, mas sim pelo sentido que isto se dá ao indivíduo, de como ele toca e é tocado pelo outro, e dependendo das circunstâncias deste acoplamento, ou seja, a maneira como interage com o meio, poderá desenvolver uma nova imagem do mundo a partir disto,ou melhor, construir suas aprendizagens!
Creio que a partir das reflexões feitas anteriormente, sob o olhar de Maturana, pouco podemos inferir sobre as reais aprendizagens hoje em nossas escolas, mas uma vez que em um ambiente sem atrativos (o uso do quadro e do giz como únicos recursos), com sujeitos desmotivados, desinteressados e com uma interação hostil, é possível compreender o baixo índice de aproveitamento destes alunos e de reprovação, já que este sistema atual ainda preconiza as provas/notas, como o principal instrumento de avaliação!

5 Response to "*APRENDIZAGEM AMOROSA*"

  1. Patrícia_Tutora PEAD says:
    28 de setembro de 2009 às 05:58
    Este comentário foi removido pelo autor.
  2. Patrícia_Tutora PEAD says:
    28 de setembro de 2009 às 05:59

    Neila estamos aguardando sua postagem! Contará como a semana do dia 21/09 a 27/09. Abraços querida

  3. Neila says:
    28 de setembro de 2009 às 17:15

    Olá Patrícia!!!
    Estava com a minha postagem pronta, mas tive problemas com a internet ( creio que foi em função da chuva). Apenas hoje a noite consegui postar. Desde já agradeço a compreensão!!!
    Um forte abraço.

  4. Patrícia_Tutora PEAD says:
    29 de setembro de 2009 às 12:58

    Sim, Neila, isso mesmo! Aproveitando a tua linda postagem, pergunto,que conceito(s)analisado(s) no texto estudado nos ajuda(m) a entender o sentido que Maturana dá para a aprendizagem? Abraços

  5. Neila says:
    30 de setembro de 2009 às 16:26

    Olá Patrícia!!!
    Não estou com muito tempo, e por isso não estou conseguindo responder aos teus comentários. Mas para não dizeres que não estou interagindo nesta relação de aprendizagem, qiue estamos vivenciando, ai vai um comentário, do que eu entendo como aprendizagem para Maturana.
    -Maturana fala na aprendizagem como um movimento de troca, de interação do indivíduo com o seu meio, ou seja, um conhecimento sempre irá gerar mudança, em relação às partes envolvidas. Nesta relação, mais do que captar informações/conhecimentos , há uma sintonia quando este conhecimento faz sentido, e com isto irá provocar uma mudança de suas certezas anteriores(conhecimentos) e assim produzir outros novos conhecimentos.Numa relação de transformação e interação...
    É assim que entendo a aprendizagem segundo Maturana!!!!
    Beijos