Pages

A MÚSICA E A MÍDIA...

http://www.plenarinho.gov.br/


Ao ler o texto “Porque você ouve tanta porcaria”, consegui visualizar bem o que há muito venho observando, e não conseguia enterder o porque, principalmente na escola. Estamos sendo engolidos por uma avalanche de porcarias, onde ao ligar o rádio e a TV somos “vítimas” passivas de uma máquina de condicionamento em massa, onde somos convencidos de que é bom e que gostamos de determinada música, porque passamos a ouví-la muitas e muitas vezes ao dia. Trabalho com crianças pequenas, na faixa etária de 2 a 6 anos, e me assusta quando estas trazem para escola CDs (piratas é claro) de toda a sorte de músicas que fazem muitas delas apologia ao uso de drogas, ao sexo, a promiscuidade. Recentemente fiz uma pesquisa com os alunos de Pré A, (6 anos), a grande maioria, preferia o estilo sertanejo, chegando a cantar músicas inteirar sendo acompanhadas por todos os seus colegas; apenas poucos se referiram as músicas infantis que aprendem na escola. Uma triste constatação é que suas preferências musicais são baseadas naquelas que ouvem nas rádios, e desde muito pequenas já estão sendo levadas a um condicionamento musical, sem escrúpulos, sem critérios, sem qualidade.
E a escola o que deve fazer então? Proibir a entrada destas músicas no espaço escolar? O que nós enquanto educadores estamos fazendo para mudar esta situação? Ou será que não estamos nos dando conta disto tudo!
Em minha escola à algum tempo atrás começamos a trabalhar com as educadoras a questão da música como instrumento forte de influência, formativo de um gosto musical. Sabemos que as crianças adoram cantar, é quase uma necessidade para elas, passamos então a cantar mais com as crianças, a mostrá-las que existe outros estilos de músicas, a valorizar outras formas musicais. Aos poucos foram abolindo as “Rebeldes”, os Funks, e outras coisas mais. Chegamos até a criar um coral de pequenos cantores.
Entendo agora que a escola tem um papel fundamental , não o de proibir que ouçam as músicas tocadas no rádio, por que tudo que é proibido chama mais a atenção..., mas de mostrar que existe outros tipos de música, que trazem mensagens positivas, que alimentam a alma e que nos fazem sentir bem !

0 Response to "A MÚSICA E A MÍDIA..."