Pages

AGUÇANDO O OLHAR !




AINDA SOBRE BIENAL !

Este ano é claro a BIENAL chamou-me mais a atenção do que de costume.
PQ?
A interdisciplina de ARTES VISUAIS tem muito haver com isto!
É certo! Meu olhar está mais aguçado e tentar entender o que o artista quis representar com sua obra, tem me seduzido.
É isto mesmo! Porque acho que é isto, a arte está diretamente ligada ao princípio do prazer.

A BIENAL este ano está investindo muito na questão pedagógica. Seu projeto diz tudo:



“Educação para arte/ Arte para a educação”.

Ao ler a revista do Professor semana passada, li uma entrevista com o curador pedagógico do evento, Luis Camnitzer, mostrando qual a proposta norteadora da BIENAL; ela tem o objetivo de levar os freqüentadores a serem também artistas, ao invés de ser expectadores passivos.
Seu foco: a busca da comunicação da obra com o público.

E foi isto que ocorreu...
-Realizou, em abril um simpósio de formação para educadores, onde duas professoras de minha escola participaram;
-Criou espaços de interação com as obras, onde os alunos criaram suas próprias obras a partir do que o artista propôs, teciam comentários para o artista e para outros visitantes;
-Estimulou a participação dos alunos das escolas públicas, disponibilizando ônibus e orientadores treinados para receber o público das escolas.

Creio que nunca, nós educadores, fomos tão valorizados em se tratando de arte, como neste evento, onde fomos destacados como fonte propagadora de estímulo de educação criadora.

Em nossa visita constatamos tudo isto, e foi um momento de encantamento das crianças que jamais irão esquecer!

0 Response to "AGUÇANDO O OLHAR !"