Pages

RELEMBRANDO AS TICS


Quando iniciei minha escrita do TCC, vinha refletindo como realmente se deu o início da inclusão tecnológica no Brasil, e mais precisamente na educação, então ao voltar ao Eixo I na interdisciplina Educação e Tecnologia da Comunicação e Informação, no texto sobre: Informática Educativa no Brasil: Uma História Vivida, Algumas Lições Aprendidas, de Maria Candida Moraes, pude relembrar alguns acontecimentos e datas que marcaram este começo, que diga-se de passagem ,ocorreu a muitos e muitos anos atrás...

Era preciso reportar-se para 1971.

“Nessa época, o Brasil iniciava seus primeiros passos em busca de um caminho próprio para a informatização de sua sociedade, fundamentado na crença de que tecnologia não se compra, mas é criada e construída por pessoas. Buscava-se construir uma base que garantisse uma real capacitação nacional nas atividades de informática, em benefício do desenvolvimento social, político, tecnológico e econômico da sociedade brasileira. Uma capacitação que garantisse autonomia tecnológica, tendo como base a preservação da soberania nacional. (...) Naquela época, já havia um consenso no âmbito da SEI/CSN/PR de que a educação seria o setor mais importante (grifo meu) para construção de uma modernidade aceitável e própria, capaz de articular o avanço científico e tecnológico com o patrimônio cultural da sociedade e promover as interações necessárias.

Mas o que vemos hoje é que em muitas escola brasileiras se quer existe um PC. Analisando o sentido do início de uma inclusão tecnológica, e se pensarmos que a utilização de computadores na educação começou por volta dos anos 70, vemos que esta levou trinta anos para começar a chegar a minha escola. Embora os vários programas do governo para levar tecnologias para dentro das escolas, como por exemplo o Proinfo, que desde 2006 vem equipando a rede pública com laboratórios de informática e softwares, esta medida ainda hoje não alcançou a educação infantil. A inclusão tecnológica desta modalidade de ensino, hoje ainda depende exclusivamente da iniciativa e desdobramentos de seus profissionais que buscam através de doações, mobilizações, festividades, a aquisição de computadores tanto para seu uso quanto para o de seus alunos.

Ainda estamos engatinhando no sentido da inclusao digital realamente acontecer !!!!

Texto consultado: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/material_mec/eixo1/tics_1/texto1_tematica1.html

1 Response to "RELEMBRANDO AS TICS"

  1. Patrícia_Tutora PEAD says:
    10 de setembro de 2010 às 06:14

    Pois é Neila,

    É importante ter bem claro o conceito de inclusão digital:

    "ID é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

    A Inclusão Digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas". (wikipédia)

    Então seria interessante você pensar nessas ações de inclusão, de como fazer... bom, vamos conversando!

    Bjs