Pages

REPENSANDO OS OBJETIVOS...


Semana passada recebi este comentário de minha orientadora de estágio...
“Fico imaginando este tempo de estágio como um tempo em que se possa fazer experiências, inclusive de romper com a listagem de objetivos diários, fechados, e que, por vezes, não tem muito significado. Vendo as fotos e lendo teus comentários, é possível verificar o quanto "voaste" liberta com teus alunos. Que objetivo expressaria melhor esse vôo?”

E confesso que me surpreendi com este comentário... Sim, por que estamos muito acostumadas a pensar em um planejamento pedagógico estanque, ou melhor estático, onde elencamos objetivos fechados, diários, pré-determinados, o que me leva a ter claro exatamente o que quero do meu aluno... Esse comentário, me fez refletir dentro de uma outra lógica..
Mas ao invés de elencar o que quero do aluno, ver o que este aluno “retira” daquilo... Absorve... Ou melhor, o que ele entende, o que aquilo significou para ele!!!!

As vezes planejamos algo, e vemos que nossos alunos não conseguiram alcançar nossos objetivos, e lá vamos nós avalia-lo conforme o que nós esperávamos dele. Mas se mudássemos esta lógica, e ao planejar algo, darmos vazão ao que os alunos desejam daquilo? Dar suporte a sua curiosidade? Dar flexibilidade ao planejamento? Quais as mudanças que presenciaríamos?
Por certo teríamos mais prazer, motivação e envolvimento permeando o processo ensino-aprendizagem!!! E consequentemente mais aprendizagens significativas!!!

Esta é a base de um Projeto de Aprendizagem...Ser baseado na curiosidade, na pergunta!

Mas voltando ao comentário que recebi, ou melhor a “provocação” sobre qual objetivo expressaria melhor o meu “vôo”, e sobre tudo que pude (eu e as crianças) experienciar, vejo que realmente seria muito difícil conseguir elencar um objetivo apenas que significasse tudo o que foi vivido. Creio que quando delimitamos (fechamos) previamente o que queremos em nosso planejamento, deixamos de abrir possibilidades para o inusitado, para a surpresa, para além das expectativas... Confesso que não previ tudo o que aconteceu, mas fui observando e analisando os caminhos que meus alunos estavam trilhando e os acompanhei, proporcionando experiências, fazendo questionamentos, fazendo-os pensar... Tudo isto é claro com pitadas de “magia”, e de encantamento, mergulhada no universo infantil.
Desta forma, diria, que daqueles tantos objetivos dos quais listei, o maior deles não estava contemplado, mas por certo alcançado, que foi o de “encantar”!!!!

0 Response to "REPENSANDO OS OBJETIVOS..."