Pages

DIVERSIDADE NA ESCOLA !

MOSAICO-ÉTNICO-RACIAL

A proposição desta atividade, na interdisciplina de Questões Étnicos Raciais na Educação, inicialmente causou-me certa apreensão, já que no momento não possuo uma turma e meu trabalho concentra-se na coordenação pedagógica de minha escola. Mas após ver a possibilidade de adaptá-la para meu grupo de trabalho, tudo ficou mais fácil.
Minha escola já vem de uma caminhada em relação ao trabalho das questões étnico-raciais, mais especificamente, a questão da raça negra. Desenvolvemos desde 2006 um Projeto: “Valorizando a Identidade Negra no Cotidiano da Escola”, aonde viemos colhendo grandes frutos, já que várias ações foram desenvolvidas para que as pessoas que representam esta etnia tivessem visibilidade dentro do espaço escolar.
Escolhemos então o Mosaico Étnico-Racial para ser o deflagrador desta segunda fase do projeto.
Este Mosaico que foi construído coletivamente e contou com a ajuda e envolvimento de toda Comunidade Escolar, tornou-se um ponto de visitação, aonde aqueles que chegam são atraídos pela beleza da obra. Quando me refiro a beleza estou me referindo à diversidade que ressalta aos olhos e nos faz perceber a multiplicidade de raças, de particularidades e de identidades. Este foi sem dúvida um exercício de re-ligação com nosso passado, com nossos ancestrais, modificando nosso modo de olhar o passado e o presente.Toda Comunidade Escolar foi convidada a repensar sua ANCESTRALIDADE-SUA ORIGEM RACIAL !!!!

CONSTRUÇÃO COLETIVA DO MOSAICO

DECIDINDO A FORMA DO MOSAICO....

A DECISÃO SE DEU EM FORMATO DE MANDALA, POR ESTA IMAGEM SIGNIFICAR;
"A FORÇA QUE NOS REMETE A NOSSA ESSÊNCIA"!
A OBRA AINDA EM CONSTRUÇÃO...
Porque ela está sendo a cada dia "recheada" de histórias de vidas...

0 Response to "DIVERSIDADE NA ESCOLA !"