Pages

REFLETINDO SOBRE APRENDIZAGEM...


Ler o texto,APRENDIZAGEM AMOROSA NA INTERFACE ESCOLA, escrito segundo Serres, foi um gosto convite para pensarmos em nossas próprias aprendizagens no PEAD.
Ao lê-lo, pensei em várias coisas. Pensei lá no início quando entramos no PEAD (sou da 2ª turma), e quando o Professor Silvestre nos instigava a pensar na pergunta. A pensar sobre a importância da pergunta em nossa vida, em nossa sala de aula, em nosso fazer... Então pude ver, hoje, que ele falava de curiosidade, de desequilibração, de busca de acomodação, de motivação, enfim, falava de aprendizagens. O que move a aprendizagem.
Como podemos aprender sem colocar em cheque nossas certezas? Como podemos aprender sem o desejo de ser outro? De mudança? De descobrimento? De busca? De nos encontrar?
Olha, a metáfora usada por Serres quando fala da aprendizagem, como uma viajem é incrível.... E pensando bem é mesmo... Quando viajamos saímos de nossa área de conforto, do lugar seguro, para nos aventurar em outras paragens. Lá encontramos coisas diferentes das quais conhecíamos, ou descobrimos modos diferente de fazermos o que sempre fizemos quase que automaticamente. Somos convidados a pensar em uma outra lógica, para entendermos o que estamos vivendo. Pois ao sairmos, estamos adentrando em uma outra cultura, em um “outro mundo”, pois é diferente do nosso. E penso que é ai que está a beleza da descoberta, do conhecimento! E nessa viagem, dificilmente estamos sós, encontramos diversas pessoas, as quais exercem uma força transformadora sobre nós, e nós sobre eles. Esta visão humana da aprendizagem, dá o sentido de pertencimento, de heterogeneidade, de diversidade, que temos que passar a encarar como natural e produtivo. “... a todo momento estamos nos constituindo a partir das experiências vividas, nos transformando, ou seja, uma identidade que a todo momento se reinventa”.(texto p.3)

1 Response to "REFLETINDO SOBRE APRENDIZAGEM..."

  1. mauranunes.com says:
    22 de junho de 2009 às 06:37

    Que bonita reflexão Neila! Nela, falas sobre teu processo de aprendizagem. É preciso sim enfrentar os desafios, superar os receios e poder lidar com o desconforto de que não se sabe tudo, e assim abrir-se para o novo! Vale a pena ir em frente, não é mesmo! Bjs, Maura - tutora do SI