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DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA


O Filme Doze homens e uma sentença, nos faz refletir sobre vários aspectos do comportamento humano, ao nos mostra os bastidores de uma reunião de jurados que discutem seus pontos de vista sobre um crime, buscando uma unanimidade de posições, já que todos deveriam votar pela inocência ou pela culpa do réu. Neste ambiente, cada um revela seu modo de ver e interpretar os fatos, seus preconceitos, sua postura frente a individualidade do outro, suas concepções. Onze dos jurados aceitam as evidências, tais como: o relacionamento agressivo entre o pai e o filho, o fato do rapaz ter comprado uma faca igual a usada no crime, uma testemunha ter “ouvido” o rapaz dizer que iria matar o pai..., de maneira absoluta, sem questionamento o que leva a acusação do réu; outro jurado percebe a falta de provas contundentes e passa a questionar as possíveis evidências, utilizando uma argumentação onde ressalta o caráter volátil das evidências, levando os outros a raciocinar sobre como poderiam ter acontecido as cenas relatadas pelas testemunhas, levantando possíveis dúvidas quanto a veracidade dos relatos e sobre a ordem dos acontecimentos.
Dentro desta lógica, entendo como evidência algo que seja explícito, que não seja necessário explicar para que se compreenda, ou seja, que a própria evidência seja esclarecedora, que fale por si mesma. Em se tratando de argumentação entendo-a como um somatório de idéias, a cerca de fatos, valores, expressas através da linguagem que caminhe no sentido que leve a uma conclusão.

Assim, relatar EVIDÊNCIAS e desenvolver boa ARGUMENTAÇÃO é tudo que precisaremos daqui para frente para justificar nossas APRENDIZAGENS!

E APRENDIZAGENS É O QUE NÃO FALTAM NO PEAD...

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