Pages

RELEMBRANDO OS TEMPOS DE CONSELHEIRA DO CAE...

Durante os estudos realizados na interdisciplina de organização e gestão da Educação, pude relembrar meus tempos de conselheira do Conselho de Alimentação Escolar do Município onde moro.
Pude refletir mais aprofundadamente a importância da figura do CAE para a sociedade, pois senti muito de perto sua responsabilidade e atuação quando fui membro, representante do segmento professores, há uns quatro anos atrás, durante dois mandatos, e pude perceber seu papel decisivo na qualidade da alimentação escolar em meu município.
Quando estamos na escola vemos apenas uma parte da questão alimentação, a quantidade, a qualidade, a aceitação pelos alunos, e muitas vezes, passamos a criticá-la, pois desconhecemos alguns aspectos de como cada cidadão pode contribuir para uma alimentação digna na escola para as crianças e jovens. Todos nós temos a responsabilidade de denunciar qualquer irregularidade com relação a alimentação escolar, pois temos representantes no CAE que estão lá para ouvir a sociedade como um todo. Ao fazer parte deste colegiado, por exemplo, percebia que muitas escolas não tinham o conhecimento da qualidade da qual os alimentos eram adquiridos, e por isso, recebiam em suas escolas alimentos de péssima qualidade. Apesar de toda a insistência do conselho em divulgar e pedir para que recebessem apenas produtos de primeira qualidade, já que foram assim os produtos comprados e pagos; muitas pessoas acabavam não exercendo sua função de também fiscalizar estes alimentos, e por isso, muitas vezes o dinheiro público foi/é empregado de maneira inadequada.
Toda esta vivência que tive no CAE, serviu-me para um grande aprendizado quanto a aplicação e fiscalização da aplicação do dinheiro público. Mas sobre tudo, pude sentir-me participante nas decisões referentes a alimentação escolar em minha cidade, o que foi uma experiência muito importante. Pois acredito que devemos deixar a postura apenas da crítica, mas de fato participar, e com isto fazer parte da mudança tão necessária desta sociedade tão sem ética, desumana e excludente.

1 Response to "RELEMBRANDO OS TEMPOS DE CONSELHEIRA DO CAE..."