Tenho refletido muito sobre os comentários que tenho recebido de minha orientadora e tutora, em meu estágio...
Tenho percebido a importãncia deste olhar "de fora", de quem, ao estar distanciado da situação, consegue perceber detalhes que nos passa desapercebido...Tem sido muito rica esta experiência!
Esta semana pude ver o quanto nós professores "atropelamos", muitas vezes nossos alunos!
É, fazemos um planejamento lindo e maravilhosos (ao nossos olhos) e queremos que este se dê tal como pensamos... E quando não sai assim, lá vem a frustração!
Ao pensar sobre o assunto, vejo que nosso olhar está muito fixado ainda no resultado final, o realizado. E não no processo!
Precisamos deixar que a flexibilidade do planejamento, do qual sempre falamos, entre em nossa prática, mas de fato. Valorizando a cada instante o foco da curiosidade da criança, porque as vezes, deixamos de explorar uma situação presente, significante para a criança, para valorizar o que julgamos mais importante!!!!
A escola precisa deixar a rigidez de práicas pedagógicas que enrigesse o processo de ensino, para permitir-se a permeabilidade de novas propostas onde a beleza do inusitado tenha espaço e dê um colorido especial as aprendizagens!
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4 de maio de 2010 às 13:35
Pois é Neila, geralmente nos preocupamos com o resultado final e esquecemos do processo (que é o mais importante!), mas isso tudo é um exercício! ;D