Neste semestre(7º/2009), como de costume, a proposta do portfólio de aprendizagens foi de analisarmos nossos próprios conhecimentos sobre os diversos conteúdos que tivemos,nas diferentes interdisciplinas.
Ao parar para pensar , percebo que viemos sendo convidadas a faz uma metacognição de nossas próprias aprendizagens a cada final de semestre. O que a grosso modo, penso que seja, apresentar/demonstrar/expor, o conhecimento sobre nosso próprio conhecimento, exigindo, assim, que tenhamos uma postura nitidamente reflexiva e consciente, e com isto, ao colocarmos nossas aprendizagens e reflexões,exigindo um dar-se conta, uma tomada de consciência, uma tomada de posição. Em suma, dizemos, em outras palavras... "isto eu sei, este conhecimento eu construi".
Assim, explicitamente estamos colocando nossas competências frente a realização da tarefa, e mais, estamos avaliando o que foi construído. É realmente um momento de feedback, muitas vezes ao dar esta "parada" nos damos conta do quanto aprendemos e quanto isto vem mudando nosso fazer, nossas vidas.
Só agora me dou conta disto!!!!
Trago aqui um conceito de metacognição que achei de fácil compreenção e que representa o que me referi anteriormente na prática.
"A metacognição diz respeito, entre outras coisas, ao conhecimento do próprio
conhecimento, à avaliação, à regulação e à organização dos
próprios processos cognitivos. De acordo com Weinert
(1987), as metacognições podem ser consideradas cognições
de segunda ordem: pensamentos sobre pensamentos,
conhecimentos sobre conhecimentos, reflexões sobre ações".(http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n1/16802.pdf)
E é isso...É este refletir, repensar e reavaliar, que faz com que tenhamos consciência de nosso próprio processo de aprendizagem, nos dando conta do que fomos capazes de construir, a partir do que já havia sido assimilado, e que gerou novos conhecimento!!!
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