Pages

CONAE 2010...



Esta Conferência, a meu ver, foi muito importante. Pois estávamos ali discutindo o que entendemos e queremos para a educação em nosso País. Durante algumas discussões senti uma certa crítica as Universidades Públicas que oferecem, em muitos de seus cursos, horários impróprios para quem trabalha. Mas vemos que esta realidade está mudando, basta ver o nosso curso, e tantos outros que a UFRGS oferece. Gostaria também de salientar que neste painel onde se debateu sobre o ensino superior, faltou muito conhecimento das pessoas que estavam dirigindo o debate. O público: pais, alunos, professores e gestores, alguns, destes, tinham um total desconhecimento do modo como as Universidades Públicas estão se articulando para ampliar suas vagas e favorecer aos alunos de baixa renda (oriundos de escolas públicas) a garantia do acesso, mas sobretudo, da permanência na Universidade.
Gostaria de salientar também, que fiquei surpresa com a visão de alguns professores que ainda estão arraigados a uma concepção de educação que prima apenas pela busca de habilidades e competências, voltada para o mercado de trabalho. Deixando absolutamente de lado a formação de um sujeito que pensa e seja capaz de escolher o seu próprio caminho!!!! Também me chamou a atenção a falta de participação dos colegas de nossa "classe", poucos expuseram suas idéias, aprofundaram o debate. O que ficou claramente exposto quando da eleição dos delegados (por segmentos), apenas 2 professores demonstraram o desejo de representar e levar as idéias e propostas para a Etapa Estadual. Este era um momento muito importante para a educação, pois estávamos tendo a oportunidade de dizer o que entendemos em relação: a qualidade da educação; gestão democrática; avaliação; diversidade; financiamento da educação; inclusão, entre outros assuntos pertinentes ao nosso dia a dia. Mas poucos se aventuraram em participar... Penso que precisamos sair da posição de crítica/vítimas e mostrar para a sociedade a importância de nosso trabalho, valorizar o que fazemos diariamente, pois só assim poderemos ter reconhecimento profissional. Nem nós educadores temos certeza de nosso valor, não nos vemos mais como importantes na formação desta sociedade, perdemos o brilho, a motivação... E isto não é de hoje.... É herança de muitos governos que nas "entrelinhas" reforça a NÃO importância da educação. E para algo desvalorizado, bons salários, investimentos são desnecessários. A mensagem que fica é que quanto mais medíocres os professores melhor... Assim eles não correm o risco de formarem seres pensantes, capazes de mudar o que está posto!
Mas nem tudo está perdido, existem alguns (poucos) que ainda lutam para fazer da educação uma ponte para a mudança... E fico feliz em fazer parte deste grupo que compõe o PEAD, pois acredito que estamos tendo uma formação de qualidade ímpar, e que está nos instrumentalizando para termos um novo perfil, não o do "operário" da educação, mas de INTELECTUAIS/PESQUISADORES.

0 Response to "CONAE 2010..."