Pages

SERVIÇO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Durante os trabalhos realizados na Interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Especiais, tive que realizar uma pesquisa sobre o atendimento educacional especializado que a rede minicipal, onde trabalho oferece.
E tive a grata surpresa, ao constatar que contamos com várias parcerias e projetos que vem para auxiliar o aluno especial e ao professor.
Penso que sozinho o professor não consegue avançar e realmente incluir o aluno, mas com AUXÍLIO, COLABORAÇÃO e COMPROMETIMENTO de TODOS os envolvidos: Escola, professores, assessoria e família, a inclusão sairá do papel, deixará de ser uma Lei, para se tornar uma realidade.

Vejam a Pesquisa...

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeirinha, dispõe de alguns serviços especializados para atender os alunos de inclusão da rede municipal, são eles:

1. Salas de Integração e Recursos (SIR): Estas se constituem em um pólo de atendimentos especializados, que são distribuídos pelo município e atendem as regiões estabelecidas. São 5 salas destinadas ao atendimento dos alunos do Ensino Fundamental; 1 para os alunos da Educação Infantil e do 1º ano; 1 para atender Deficientes visuais e 1 para atender Deficientes auditivos. Todas elas, contam com pedagogos com especialização na área. Estes profissionais além de atender os alunos nas salas de recursos, também realizam um trabalho de assessoria, e vão 1 vez por semana às escolas onde tem alunos incluídos para acompanhar os casos, conversar com os professores e auxilia-los nos planejamentos. Cada SIR atende em média de 20 à 30 alunos.

2. Projeto de Psicomotricidade Relacional e no Meio Aquático: Este atendimento se dá mediante avaliação pela psicomotricista, que dispõe de uma sala de recursos e um convênio com uma academia de Ginástica que conta com piscina térmica, para realizar os exercícios no meio aquático. Atualmente atende 44 alunos da rede (entre EMEIs e EMEFs).

3. Parceria com o CIAN: Este é um Centro de Informática criado para dar suporte aquelas escolas que não possuem laboratório de informática. Neste caso específico o CIAN desenvolve um projeto de informática para alunos de inclusão com Deficiência Mental, onde é trabalhado, por exemplo: letramento; estruturação de frases; jogos matemáticos, entre outros. O CIAN atendem alunos do Ensino Fundamental e EJA.

Estes dados foram fornecidos pela Assessora de Educação Especial, Vera Romero, da SMED de Cachoeirinha. Em 27/04/09.
*ATENÇÃO: As imagens são ilustrativas.

1 Response to "SERVIÇO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO"

  1. Geny says:
    6 de maio de 2009 às 17:47

    Querida aluna Neila Rodrigues Goulart os registros em seu portfólio são pertinentes com sua vida acadêmica. Muito importante seu trabalho de pesquisa sobre o atendimento educacional especializado e a conclusão que chegaste com o envolvimento de toda a comunidade.
    Quanto suas reflexões sobre questões raciais, destaco.
    “A criança precisa aprender a respeitar as diferenças.” É fundamental que se pense em resgatar, desenvolver valores nas crianças e a escola deve cumprir com sua parte na educação das gerações e ter a sensibilidade de rever o que falhou no passado, para que em pleno século XXI se viva tais situações de preconceitos raciais.
    Obrigada por seus registros! Excelente trabalho
    Desejo sucesso empreendedor na sua vida particular, profissional e acadêmica.
    Um grande abraço,
    Profª Geny Schwartz da Silva
    Tutora Seminário Integrador VI
    PEAD/FACED/UFRGS