Esta semana realizei uma atividade da Interdisciplina de TIC’s que exigiu mais uma vez ultrapassar meus limites...
Era preciso fazer uma análise de um software educacional !
Software educacional, com certeza algo bem distante de minha realidade.
Passado o pânico, comecei a realizar as leituras indicadas pela professora e a “viajar” pelos links disponíveis no material da interdisciplina.
Foi uma viagem e tanto!!!
Comecei a ver que quando não temos muito conhecimento do assunto, passamos a não ter noção de fazer uma análise mais criteriosa do material.
No princípio achei tudo muito bom. Era tudo novo !
Após as leituras vi que precisamos aprender a avaliar os diferentes tipos de softwares, disponíveis no mercado, para que possamos usa-lo dentro de uma proposta pedagógica que valorize o pensamento crítico, a autonomia, onde o aluno possa realmente,construir seu conhecimento. Para isto nós professores precisamos conhecer bem este instrumento e estar atentos na utilização desses softwares, não usa-los indiscriminadamente, pois isto seria apenas com o objetivo de entretenimento, mas que tenha um foco, que seja utilizado como ferramenta no processo ensino aprendizagem, favorecendo a formação de um indivíduo ativo, capaz de pensar e agir criticamente e que esteja a serviço da construção do seu conhecimento.
Realizar esta atividade foi de fato difícil, pois não tinha conhecimento sobre o assunto. Mas esta atividade teve um papel muito importante, pois se realmente quero me qualificar enquanto professor, tenho que me atualizar e lançar mão de novas estratégias e ferramentas para diferenciar meu trabalho, e nessa diferenciação o emprego de novas tecnologias se faz indispensável.
Então vamos a luta, e buscar conhecer mais a infinidade de informações acerca de softwares educativos e desenvolver uma visão crítica dos mesmos, para que assim possa utiliza-los de forma adequada.
12 de junho de 2008 às 06:25
Querida aluna Neila o seu portfólio contém registros pertinentes. Sugiro que deve continuar fazendo os registros de suas produções e de atividades aplicada com seus alunos. Seu portfólio deve servir de fonte consulta para futuros trabalhos no decorrer do Curso.
Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora: Seminário Integrador IV
PEAD/FACED/UFRGS