As atividades as quais tivemos que realizar na Interdisciplina de Seminário Integrador VIII, está sendo um ótimo exercício de preparação para o estágio.
É que estamos tendo que refletir sobre várias questões, das quais serão muito importantes para realizarmos uma boa prática, e também para exercitarmos nossa escrita, já preparando nosso TCC.
Foi necessário para a realização destas atividades, não apenas aguçarmos nosso sentido de observação, de análise, mas também de apropriação de documentação, de compreenção da concepção de educação a qual a escola está norteada, ou seja, tivemos que adentrar em um ambiente não muito conhecido, sim, porque muitos professores não conhecem o PPP da Escola em que estão trabalhando. Isto, a meu ver, se dá quando o PPP é construído por um grupo seleto da Escola, servindo apenas para cumprir com uma "obrigação" ou melhor, uma imposição legal.
Lamentavelmente isto acontece, algumas Escolas não compreendem bem a importância do PPP, ficam "a deriva" de novas e velhas concepções, e os profissionais simplesmente seguem as suas próprias convicções. Bem, aqui poderíamos dizer que estes profissionais usufruem de AUTONOMIA, mas por certo, autonomia não é isto. O professor precisa estar baseado nas diretrizes das quais a Escola entende como norteadora de sua ação pedagógica. Mas sabemos que para que este engajamento aconteça o PPP precisa e deve ser construído coletivamente, para que este possa refletir sobre os anseios e utopias daquela Comunidade Escolar.
E para endossar isto, LIBÂNEO vem nos dizer: “O projeto representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar”.
ESTÁ SENDO UMA EXCELENTE EXPERIÊNCIA !!!!
Este semestre iniciou com a proposta de criarmos um novo Pbworks!!!
Para alguns foi um grande desafio, pois ainda se assustam com as tecnologias... Mas o que temos a fazer é colocar em prática o que já aprendemos nas muitas aulas do Seminário Integrador!
É que graças a esta interdisciplina pudemos adentrar no maravilhoso, e não tão mais assustador, mundo tecnológico! Foi no Seminário Integrador, que fomos desafiadas e encorajadas a enfrentar o “computador”. No início ele era um grande problema, mas hoje, temos que admitir... É IMPOSSÍVEL VIVER SEM ELE!!!!
Então realizar a tarefa de criar um Pbworks, para ser usado durante todo o estágio está sendo gratificante... pois tive que reviver o aprendido...E fiquei satisfeita com meu desempenho...Eu realmente tinha aprendido a “lição”. Isto é aprendizado!!!
Mas o que penso desta ferramenta em termos de utilização na realização do estágio...
O uso de novas tecnologias na educação vem ganhando espaço, e nós, alunos do PEAD quando assumimos o desafio de realizar este curso, assumimos também a importante tarefa de divulgar e socializar nossas aprendizagens, utilizando para isto as tecnologias linkada a nossa prática pedagógica. E no estágio, mais do que apresentar novas arquiteturas pedagógicas, através do Pbworks, devemos mostrar o quanto estas ferramentas virtuais auxiliam na aquisição, socialização e construção do conhecimento. Uma vez que estamos vivendo um momento onde paradigmas estão sendo derrubados, e a Escola precisa renovar suas concepções e práticas. Com isto, a realização de práticas inovadoras as quais estamos prestes a realizar na proposta de estágio, poderá servir de inspiração para muitos, pois percorrerá muitos “caminhos” para além dos muros da Escola!
É com muita satisfação que estamos chegando ao penúltimo semestre do PEAD...
Foram anos de muitas conquistas, descobertas, aprendizagens e de muita superação!!!
Este curso foi um marco em minha carreira profissional...
Aprendi que um educador nunca estará pronto, e que sua caminhada está cheia de encontros, aprendizagens e interações. Esta é a grande beleza de nosssa Profissão!!!
Não estamos sós neste caminho...Temos sujeitos ao nosso lado, aos quais temos a grande tarefa de orientar, facilitar, mas sobretudo, compartilhar nossas aprendizagens numa relação cooperativa e colaborativa.
Ou seja, Ensinamos, Aprendendo, e Aprendemos, Ensinando...
E neste semestre iniciaremos nosso estágio...
Para mim, é uma grande alegria...
Voltar a sala de aula, ter meus próprios alunos, novamente, pois durante todo o curso, "peguei-os" emprestado de muitas colegas para poder realizar as muitas atividades que desenvolvemos...
Mas agora é prá valer!!!
Vou ter a minha própria turma... E tenho certeza que juntos teremos muitos aprendizados!!!
Espero realmente que no final de tudo, eu e meu alunos, percebamos a grandeza de nossas aprendizagens para nossas vidas!!!
Para servir de inspiração uma ótima reflexão...
Jardim de Infância - Pedro Bial
TUDO O QUE HOJE PRECISO REALMENTE SABER, APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA.
Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no Jardim de Infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.
Estas são as coisas que aprendi lá:
1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Não bata nos outros.
4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume sua bagunça.
6. Não pegue as coisas dos outros.
7. Peça desculpas quando machucar alguém.
8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar.
9. Dê descarga.
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.
11. Respeite o outro.
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco...
desenhe.... pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco
todos os dias.
13. Tire uma soneca à tarde.
14. Quando sair, cuidado com os carros.
15. Dê a mão e fique junto.
16. Repare nas maravilhas da vida.
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a
sementinha no copinho plástico, todos morrem... Nós também .
Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e aí verá como ele é verdadeiro claro e firme.
Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca.
Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.. Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos .
"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver".
OTIMAS APRENDIZAGENS PARA TODOS NÓS!!!!