Pages

A MÚSICA


A última semana de estágio girou por volta do “filme” que chamamoshttp://www.blogger.com/ de: “A floresta em movimento”, e das emoções geradas por ele e pelo final do estágio.

Foram realizados ensaios e todos estavam ansiosos para que chegasse o grande dia. O dia da filmagem, que a meu ver seria especial, perfeito.

Mas diferente do que pensava, um dos momentos mais lindos da semana se deu no decorrer do ensaio final da representação, e não na gravação propriamente. As crianças dispostas em suas posições, foi colocada uma música de som de pássaros e instrumental, que emanava o som da natureza. Esta serviu para coloca-los “dentro” da mata, ou seja, verdadeiramente vestir seus personagens. A partir dos primeiros acordes da música, algo mudou nas crianças. Elas se centraram, e a cena fluiu, com a naturalidade de quem estava afinado com a cena. Algumas pessoas estavam assistindo ao ensaio, e percebia-se a emoção nos presentes (tanto dos adultos, quanto das crianças). Tudo estava lindo! Percebi o quanto as vezes subestimamos os sentimentos e a sensibilidade das crianças. Elas foram visivelmente tocadas por aquela música, e não foi preciso dirigir a cena, elas mesmas compreenderam o tempo e o espaço a ser vivenciado.

Nogueira (2004), nos aponta a importância da música no desenvolvimento da crianças, quando diz que a música:

“(...) possibilita uma diversidade de estímulos, ela, por seu caráter relaxante, pode estimular a absorção de informações, isto é, a aprendizagem. Losavov, cientista búlgaro, desenvolveu uma pesquisa na qual observou grupos de crianças em situação de aprendizagem, e a um deles foi oferecida música clássica, em andamento lento, enquanto estavam tendo aulas. O resultado foi uma grande diferença, favorável ao grupo que ouviu música. A explicação do pesquisador é que ouvindo música clássica, lenta, a pessoa passa do nível alfa (alerta) para o nível beta (relaxados, mas atentos); baixando a ciclagem cerebral, aumentam as atividades dos neurônios e as sinapses tornam-se mais rápidas, facilitando a concentração e a aprendizagem (apud OSTRANDER e SCHOEDER, 1978)”.
http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/G_musica.html

Não havia me dado conta disto, da música como instrumento de favorecimento da aprendizagem, mas pude perceber o quando a música exerce um poder nas pessoas. Então porque não usar a nosso favor?
Além é claro de irmos refinando o gosto musical de nossos alunos!!!

0 Response to "A MÚSICA"