Pages

INCLUSÃO TECNOLÓGICA EM QUESTÃO


Esta semana, inclui em meu planejamento uma hora do conto: “Bom dia todas as cores”, utilizando para tanto uma tecnologia desconhecida para meus alunos. O data show, e um pen drive.

A aula teve um tom especial por conta da novidade. Foram muitas perguntas, curiosidades e encantamentos. Depois de conhecerem as funcionalidades deste instrumentos e explorar as inúmeras possibilidades de criação de imagens, utilizando a luz e a sombra das mãos, passei a contar a história num ppt. Tudo era mágico, pois estavam quase que “dentro” da história, e isto fez com que o imaginário das crianças fosse tocado. Ao entrar na história passaram a imaginar outras possibilidades de acontecimentos, e outras possibilidades de resoluções de problemas. Como por exemplo, o camaleão usar uma cor a cada dia, ou ainda, ficar com várias cores ao mesmo tempo, entre outras. Ao utilizar esta história tinha a intenção de mostrar as crianças a necessidade de sermos fieis a nossa vontade e opinião, e que esta deve ser respeitada por nossos amigos, uma vez que como a própria história diz: “não podemos agradar aos outros se não agradarmos a nós mesmos”. E o uso da tecnologia serviu não apenas de recurso, mas FONTE DE CONHECIMENTO E INCLUSÃO.

De acordo com Moran, existe um longo caminho que a educação brasileira tem e deve trilhar, pois uma educação de qualidade deve integrar as diferentes dimensões humanas e não apenas a dimensão da informação, e vai além, quando diz que a educação escolar deve compreender e incorporar mais as novas linguagens, e para isto deve educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias que facilitem a evolução dos sujeitos.

“A sociedade precisa ter como projeto político a procura de formas de diminuir a distância que separa os que podem e os que não podem pagar pelo acesso a informação. As escolas públicas e as comunidades carentes precisam ter este acesso garantido para não ficarem condenadas a segregação definitiva, ao analfabetismo tecnológico, ao ensino de quinta classe”. (Moran, 2007: 51)

Assim, entendo que a renovação e o uso das tecnologias na escola se fazem urgente, pois é preciso que a escola se modernize e passe a refletir dentro do espaço escolar a realidade de seu tempo. Democratizar o acesso a novas tecnologias passa a fazer parte de seu objetivo, pois enquanto formadora, precisa estar conectada a seu tempo, ao mundo e as novas tendências. A Escola precisa e deve se transformar em um pólo cultural, social e tecnológico, para que de fato venha a ser um espaço de constituição de cidadania, justiça e equidade social.

1 Response to "INCLUSÃO TECNOLÓGICA EM QUESTÃO"

  1. Patrícia_Tutora PEAD says:
    10 de junho de 2010 às 16:00

    Que lindos Neila... a tecnologia é algo que motiva os alunos né, por esse motivo temos que explorá-la da melhor maneira posssível.

    Um abraços