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PPP e REGIMENTO ESCOLAR !

Refletir sobre a importância do PPP e do Regimento da escola, para muito pode ser uma conversa chata. Mas estes dois instrumentos são indispensáveis para que possamos caminhar para transformar a escola em um espaço democrático.

O PPP por sua vez, é um instrumento que está incrustado os caminhos teóricos e práticos que a escola deverá trilhar, de que forma se dará sua gestão, seus valores a seguir, enfim, deve refletir seu presente e suas utopias, o que faz hoje, mas deve deixar explícito o que desejará fazer no futuro.
Assim é no PPP que encontramos a BÚSSOLA da escola, sua IDENTIDADE, sua TRAJETÓRIA e por dever ser legitimamente construída pela comunidade escolar, representa seu PACTO DE COMPROMISSO.
A partir do PPP, surge a figura do Regimento Escolar, que vem para referendá-lo de maneira formal, pois tem função de disciplinar e normatizar o fazer da escola, e deve ser construído coletivamente para que tenha valor e sentido dentro de uma escola que busca viver a gestão democrática. Esta é a escola que queremos construir, que dê vez e voz a todos os atores que lutam por uma educação libertadora.

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.... Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo.A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida" (Paulo Freire)

RELEMBRANDO OS TEMPOS DE CONSELHEIRA DO CAE...

Durante os estudos realizados na interdisciplina de organização e gestão da Educação, pude relembrar meus tempos de conselheira do Conselho de Alimentação Escolar do Município onde moro.
Pude refletir mais aprofundadamente a importância da figura do CAE para a sociedade, pois senti muito de perto sua responsabilidade e atuação quando fui membro, representante do segmento professores, há uns quatro anos atrás, durante dois mandatos, e pude perceber seu papel decisivo na qualidade da alimentação escolar em meu município.
Quando estamos na escola vemos apenas uma parte da questão alimentação, a quantidade, a qualidade, a aceitação pelos alunos, e muitas vezes, passamos a criticá-la, pois desconhecemos alguns aspectos de como cada cidadão pode contribuir para uma alimentação digna na escola para as crianças e jovens. Todos nós temos a responsabilidade de denunciar qualquer irregularidade com relação a alimentação escolar, pois temos representantes no CAE que estão lá para ouvir a sociedade como um todo. Ao fazer parte deste colegiado, por exemplo, percebia que muitas escolas não tinham o conhecimento da qualidade da qual os alimentos eram adquiridos, e por isso, recebiam em suas escolas alimentos de péssima qualidade. Apesar de toda a insistência do conselho em divulgar e pedir para que recebessem apenas produtos de primeira qualidade, já que foram assim os produtos comprados e pagos; muitas pessoas acabavam não exercendo sua função de também fiscalizar estes alimentos, e por isso, muitas vezes o dinheiro público foi/é empregado de maneira inadequada.
Toda esta vivência que tive no CAE, serviu-me para um grande aprendizado quanto a aplicação e fiscalização da aplicação do dinheiro público. Mas sobre tudo, pude sentir-me participante nas decisões referentes a alimentação escolar em minha cidade, o que foi uma experiência muito importante. Pois acredito que devemos deixar a postura apenas da crítica, mas de fato participar, e com isto fazer parte da mudança tão necessária desta sociedade tão sem ética, desumana e excludente.