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MARX E NÓS OS MORTAIS !


Semana passada deparei-me com uma constatação!

MARX É PARA NÓS, OS MORTAIS!

Isto porque após a excelente aula presencial que tivemos com a Profª. Carmen Machado, despertou em mim a vontade de conhecer mais as idéias de Marx, de ter “coragem" de lê-lo, já que durante muito tempo ele foi me apresentado como difícil e incompreensível para “nós os mortais”.
Então comecei a pensar do por que disto.
Porque esta visão de Marx como incompreensível, difícil de entender, com uma linguagem apenas para “intelectuais”. E após me aventurar em suas leituras, pude ver que ele poderia ser um pensador de nosso tempo; por sua atualidade, por sua luta, tão necessária, A DE IGUALDADE DE DIREITOS ENTRE OS SERES HUMANOS, mas sobre tudo os mais explorados! E olha que ele viveu no século passado.
Então percebi que esta “imagem” de Marx não era à toa, pois quando disseminamos que alguém é “inacessível” afastamos as pessoas mais simples, evitamos que seja uma leitura popular, que cheguem as massas... Tudo isto por quê? As idéias de Marx são opostas à exploração, as desigualdades, a alienação... Ou seja, a tudo que hoje vivemos e que a sociedade capitalista faz força para que pensemos que é a melhor forma de se viver. O que esta sociedade que está ai quer é que o individualismo sobreponha o coletivo e que o capital sobreponha as pessoas. Por isso todas as idéias de igualdade são repudiadas, bem como de articulação enquanto categorias. Por conta disto hoje vemos pessoas, escolas, entidades desarticuladas e enfraquecidas, pois na medida em que sozinhas não conseguem vislumbrar sua força, e com a visão individualista do sistema capitalista, seguimos cada um em seu grupo talvez até unidos pelas idéias, mas isolados nas ações.

CURRÍCULO: O CORAÇÃO DA ESCOLA

Ler Maria Beatriz Gomes da Silva, no texto sobre Organização curricular da escola e avaliação da aprendizagem foi muito interessante. A autora nos faz ver a importância do currículo,não de forma burocrática, mas sobretudo, nos faz pensa-lo como um instrumento, ou porque não dizer, uma arma, quando diz que é "dentro dele que desejos podem ser tolhidos ou encorajados".

Mostra de maneira viva como o currículo é pulsante, capaz de fazer valer as diversas potencialidades das quais os alunos manifestam, e por isso ele é MAIS do que uma organização dos conteúdos em áreas de conhecimento, ELE É O CORAÇÃO DA ESCOLA.

Penso que está chegando os tempos onde, de fato, o currículo será visto como um organismo vivo dentro da escola, e com isto responsável por muitas aprendizagens e uma MAIOR QUALIDADE DO ENSINO.

MAPAS CONCEITUAIS


Esta semana ao trabalhar com MAPAS CONCEITUAIS, deparei-me com um conhecido antigo. Relembrei a maneira da qual muitas vezes estudava fazendo “esquemas” para compor minha linha de raciocínio sobre algum conteúdo.

Ao ler sobre MAPAS CONCEITUAIS percebi que muito se assemelha a meus antigos “esquemas”, pois estes são estruturados da mesma forma, ou seja, vão indicando relações entre conceitos. Os MAPAS CONCEITUAIS tem a função de organizar a seqüência dos conteúdos, de maneira que facilitem a aprendizagem dos alunos enquanto construtores de seus conhecimentos. E creio ser uma forma eficaz capaz de auxiliar, e muito, o aprendizado do conteúdo de maneira que faça sentido para o aprendiz.